domingo, 16 de janeiro de 2011

A Importância de Ser Constante


Ser constante é permanecer inabalável no seu objetivo, não é? Sim! Mas não é só isso. A constância se resume na insistência inquebrantável na convicção. Mas para construí-la é necessário tomar decisões difíceis, acumular muito trabalho, suor e computar inúmeras horas solitárias. Em suma, é viver um tempo específico para atingir o objetivo almejado.

O desafio encontra-se na vigilância eterna e no trabalho duro. Ayrton Senna foi o melhor piloto de corrida em chuva porque treinava duro sob ela, enquanto seus concorrentes se acomodavam num abrigo saboreando uma deliciosa bebida quente. Deitado de costas sobre as tábuas de um estrado a mais de 10 metros de altura, Michelangelo passou mais de oito anos pintando uma cena sobre o juízo final. O resultado provém do trabalho, não do acaso.

Nenhum resultado é alcançado sem trabalhar duro para que eles aconteçam, sem tomar decisões difíceis e sem enfrentar as tempestades da vida. Ser constante é combater todos os dias as dificuldades que temos de enfrentar. Elas surgem para dificultar o nosso caminho e exigir de nós um oxigênio novo para suportar o próximo desafio.

O sábio Sun Tzu dizia que a guerra só poderia ser vencida se o seu exército se antecipasse às estratégias inimigas, ou seja, surpreendendo-os. Só se vence uma guerra ganhando batalha por batalha. Antecipar-se às dificuldades é raciocinar com sabedoria e driblar um desgaste maior. Pensar no final da guerra sem combater a batalha de hoje é ser inconstante. A constância está no presente. Enfrentar a tempestade hoje é vencer a batalha para ganhar a guerra amanhã.

Winston Churchill foi considerado um dos maiores estadistas dos últimos séculos e sua determinação em lutar contra o nazismo ainda inspira muita gente. Em seu discurso disse:
“Eu nada mais tenho a oferecer senão sangue, trabalho, suor e lágrimas. Temos diante de nós uma duríssima prova. Temos diante de nós muitos e longos meses de luta e sofrimento. Desejais saber qual o nosso plano de ação? Eu vos direi: é combater, no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poderio, com toda a nossa energia que Deus nos conceda para dar combate a uma monstruosa tirania jamais superada no negro catálogo dos crimes humanos. Perguntais qual o nosso objetivo? Posso responder com uma palavra: Vitória – vitória a todo custo, vitória apesar do terror, vitória por mais duro e longo que seja o caminho a percorrer; pois sem a vitória, não haverá sobrevivência.”

“Vitória por mais duro e longo que seja o caminho a percorrer...” Pagar o preço hoje é preparar o alicerce para sustentar sua vitória amanhã. Pagar o preço é ter coragem para encarar as adversidades que a vida impõe sem perder o foco do seu objetivo. Se o seu objetivo é passar no concurso dos sonhos, casar ou conquistar uma vida feliz e confortável há um trabalho a fazer, há um preço a pagar. A vitória não se conquista com acomodações, preguiça, medo ou tomando água de coco debaixo de uma sombra. Se conquista enfrentando o sol e a tempestade, mesmo quando o corpo latejar de dor e cansaço.

Manter o foco no seu objetivo é ser constante todos os dias. É ter a certeza daquilo que não se vê. É ter fé na conquista de tudo aquilo que se almeja, pois não há vitória melhor do que aquela conquistada por MÉRITOS e pelo esforço pessoal.

Resumo da Ópera: A melhor vitória se conquista com lágrimas, dores e muito trabalho. É aquela que quando se olha para trás as lágrimas saltitam pelo rosto e escrevem: “puxa! Valeu a pena!”.

1 comentários:

Dani,  sábado, 29 de janeiro de 2011 às 16:31:00 GMT-8  

Eu te admiro muito mesmo! Vc é o meu orgulho.